A Escola serve para quem?
A escola continua sendo tecnicista. Somos como formiguinhas operárias em fila, atarefados e apressados, como um chão de fábrica que não pode parar. O problema é que não estamos lidando com máquinas, não estamos produzindo peças, nem qualquer conteúdo mecânico, apensar de nós, professores e os alunos muitas vezes sermos vistos como robôs. Lidamos com mentes, conhecimento... o trabalho intelectual não pode funcionar da mesma forma que o industrial.
Aulas de cinquenta minutos, células, organelas, outros cinquenta minutos, leia e interprete, tocou o sinal, operações matemáticas. Em que tempo o aluno acomodou os conhecimentos? É simples, não o faz, decora o básico e não reflete sobre o que aprendeu. Não pode parar, conversar, perder tempo com o que alguns pedagogos chamam de atividades bobas, cinco minutos de descontração é muito tempo para ser desperdiçado. Essa escola dificilmente formará cidadãos críticos e líderes com iniciativa.
Os professores, em sua maioria, também não estão satisfeitos com o sistema, levamos a culpa, porém a verdade é que não temos autonomia para mudar quase nada. A organização do sistema escolar vem daqueles que têm interesse em que a massa continue alienada, vivendo na ilusão de que seus filhos terão uma educação e uma vida diferentes daquelas que tiveram há anos. Na verdade nada mudou.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.