Atividade Gênero textual Crônica - 8º ano

 Apresentar as características da crônica.

 

DEFINIÇÃO GERAL DO GÊNERO

A crônica é um gênero que apresenta uma narrativa breve sobre episódios comuns e cotidianos, geralmente de temática urbana, com a intenção de entreter e provocar uma reflexão. Pode ser veiculada em jornais, revistas, livros, sites, blogues etc.

CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO

Esferas de produção

Formatos predominantes

Modalidades 

Sequências textuais predominantes

Literária e jornalística

Impresso, digital

Escrita, oral

Narrativa e argumentativa

SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Interlocutores

Finalidades do gênero

Objetivo do enunciador

Veículos em que o gênero circula

Pessoas que queiram refletir sobre pequenos acontecimentos do cotidiano

Entreter o leitor e dar a ele a oportunidade de refletir criticamente sobre a vida e o comportamento humano

Levar o leitor a amadurecer a visão de mundo em relação a fatos do cotidiano.

Jornais, revistas, sites, blogues e livros.




 


 

________________________________________________________________________________________________________________________________________


A crônica, originária do meio jornalístico, surgiu da necessidade de comentar algum fato recente divulgado pela mídia, dando ao acontecimento corriqueiro uma perspectiva que o torna singular e único.

Algumas crônicas contêm reflexões pessoais, outras, apenas comentários e opiniões do cronista, mas têm sempre como ponto de partida um fato real que o cronista viveu, soube ou observou na rua, em casa etc., e ao qual dá um viés pessoal, acentuando seu caráter poético, humorístico ou crítico.


As crônicas são compostas, geralmente, de três partes:


  1. Introdução: apresentação do fato ou da situação sobre a qual o cronista tecerá seu texto;

  2. Desenvolvimento: o cronista discute os aspectos que deseja enfatizar e emite opiniões;

  3. Conclusão: desfecho e opinião.


Da timidez – Luis Fernando Verissimo



Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico, só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença. Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Daqueles que sempre que-bram na concentração. Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha existe um tímido tentando se esconder e dentro de cada tímido existe um exibido gritando “Não me olhem! Não me olhem!” só para chamar a atenção.

  • O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele. Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo mas o próprio destino não pensa em outra coisa a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo. O tímido vive acossado pela catástrofe possível. Vai tropeçar e cair e levar junto a anfitriã. Vai ser acusado do que não fez, vai descobrir que estava com a braguilha aberta o tempo todo. E tem certeza de que cedo ou tarde vai acontecer o que o tímido mais teme, o que tira o seu sono e apavora os seus dias: alguém vai lhe passar a palavra.


  • O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma platéia, o tímido não pensa nos membros da platéia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a platéia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.


  • Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.



_______

  • 1- Você sabe o que é uma contradição? Por que o termo ‘tímido notório’ é uma contradição? Dar a definição de contradição. Trata-se de uma contradição, para o autor, pois tímido é alguém que não quer ser notado e notório é alguém que se destaca em algo.

  • 2- Por que o autor acredita que todo mundo é tímido? Porque, mesmo aqueles que se dizem tímidos acabam chamando a atenção para essa condição, e os extrovertidos podem ser tímidos que escondem a timidez.

  • 3- Essa crônica é composta predominantemente por:A) Uma história observada pelo autor.B) Uma história vivida pelo autor.C) Uma reflexão feita pelo autor.D) Uma moral de vida ensinada pelo autor.

  • 4- Você conhece uma pessoa muito tímida? Que conselhos você daria para ela?

  • 5 – Se você fosse escrever uma crônica, qual seria o assunto principal dela?

___________________________________________________________________________________________________________


Link para baixar a atividade______________________










Pesquisas relacionadas a Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática
atividades de portugues 8 ano interpretação de texto com gabarito interpretação de texto 8o ano com gabarito para imprimir atividades 8 ano portugues com gabarito interpretação de texto 8o ano com gabarito multipla escolha interpretação de texto 8 ano ensino fundamental com gabarito atividades de portugues 8 ano com resposta prova de portugues 8 ano interpretação de texto com gabarito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Atividade de interpretação textual e adjetivos - 9º ano