Atividade para o 8º ano

Escola:
Nome:
Série:


                LÍNGUA PORTUGUESA - Atividade para o 8º ano 

Texto para as próximas questões:
Existe, sim, menina,
Tudo: disco voador,
Oitavo sentido, utopia,
Pedra filosofal,
Feng Shui, astrologia,
Cromoterapia, bobagens
Que surgem do nada.
Mas existirá
Coração em cada corpo?
Sim, não, n. d. a.?


1.       Palavras como tudo e nada são pronomes de sentido genérico. Por isso, no poema, para explicar ou especificar a que elementos se refere com a palavra tudo, o eu lírico emprega várias palavras.

a)      Quais são essas palavras?  
disco voador,
Oitavo sentido, utopia,
Pedra filosofal,
Feng Shui, astrologia,
Cromoterapia, bobagens
Que surgem do nada.


b)      Em “Existe, sim, menina, tudo”, há uma inversão. Caso o poeta preferisse a ordem direta, como faria para pontuar a frase?
- Menina, tudo existe sim.




2.       No texto acima, qual dos termos pode ser classificado como vocativo:
a)      Existe
b)      Menina
c)       Disco voador
d)      Coração

3.       E qual termo pode ser classificado como aposto:
a)      Sim, menina
b)      Disco voador, oitavo sentido...
c)       Coração em cada corpo
d)      Mas existirá
4.  assinale a frase abaixo cujo aposto está destacado corretamente:
a) A escola estará aberta aos finais de semana para jogos e lazer.
b) Monteiro Lobato, o escritor, nasceu em Taubaté.
c) Cavaleiro das trevas escuras, onde vais?
d) O seu miado, meu gato marquês, traz um recado.

5.       Assinale a alternativa cujo vocativo está destacado corretamente:

a) A escola estará aberta aos finais de semana para jogos e lazer.
b) Monteiro Lobato, o escritor, nasceu em Taubaté.
c) Cavaleiro das trevas escuras, onde vais?
d) A escola fica na Avenida Portugal.

Leia o texto abaixo:
Na interrogação me enrosco / Num caracol sem saída? / Na vírgula me sento um pouco / e descanso, pensativa. / Na exclamação dou um pulo/ fico na ponta dos pés ! / No ponto e vírgula me escorrego / e quase paro; mas ando. / Marco passo nos dois-pontos/ e nesta pausa me explico. / No travessão me espreguiço / e deitado presto serviço./ Nas reticências me espalho/ vou muito além do que eu falo.../ Mas é do ponto que gosto, termino e me encosto.
6.       O poema é construído a partir de referências aos sinais de pontuação e ao papel que eles exercem nos enunciados escritos. Observe que o eu lírico, ao mesmo tempo que comenta certos sinais, também os emprega.

a)      Quais são os sinais de pontuação comentados no poema?
Interrogação, vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois-pontos, travessão, reticências e ponto.


b)      Desses, quais não foram empregados no poema?


Dois-pontos e travessão.


Baixar Atividade para o 8º ano Word

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade Gênero textual Crônica - 8º ano