Atividade para o 8º ano
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Série:
LÍNGUA
PORTUGUESA - Atividade para o 8º ano
Texto para as próximas questões:
Existe, sim, menina,
Tudo: disco voador,
Oitavo sentido, utopia,
Pedra filosofal,
Feng Shui, astrologia,
Cromoterapia, bobagens
Que surgem do nada.
Mas existirá
Coração em cada corpo?
Sim, não, n. d. a.?
1. Palavras
como tudo e nada são pronomes de sentido genérico. Por isso, no poema, para
explicar ou especificar a que elementos se refere com a palavra tudo, o eu lírico emprega várias
palavras.
a) Quais
são essas palavras?
disco voador,
Oitavo sentido, utopia,
Pedra filosofal,
Feng Shui, astrologia,
Cromoterapia, bobagens
Que surgem do nada.
b)
Em “Existe, sim, menina, tudo”, há uma inversão.
Caso o poeta preferisse a ordem direta, como faria para pontuar a frase?
- Menina, tudo existe sim.
2.
No texto acima, qual dos termos pode ser
classificado como vocativo:
a)
Existe
b)
Menina
c)
Disco voador
d)
Coração
3.
E qual termo pode ser classificado como aposto:
a)
Sim, menina
b)
Disco voador, oitavo
sentido...
c)
Coração em cada corpo
d)
Mas existirá
4. assinale a frase
abaixo cujo aposto está destacado
corretamente:
a) A escola estará aberta aos finais de semana para jogos e lazer.
b) Monteiro Lobato, o escritor, nasceu em Taubaté.
c) Cavaleiro das
trevas escuras, onde vais?
d) O seu miado, meu
gato marquês, traz um recado.
5.
Assinale a alternativa cujo vocativo está destacado corretamente:
a) A escola estará aberta aos finais de semana para jogos e lazer.
b) Monteiro Lobato, o
escritor, nasceu em Taubaté.
c) Cavaleiro das trevas escuras, onde vais?
d) A escola fica na Avenida
Portugal.
Leia o texto abaixo:
Na interrogação me enrosco / Num caracol sem saída? / Na
vírgula me sento um pouco / e descanso, pensativa. / Na exclamação dou um pulo/
fico na ponta dos pés ! / No ponto e vírgula me escorrego / e quase paro; mas
ando. / Marco passo nos dois-pontos/ e nesta pausa me explico. / No travessão
me espreguiço / e deitado presto serviço./ Nas reticências me espalho/ vou
muito além do que eu falo.../ Mas é do ponto que gosto, termino e me encosto.
6.
O poema é construído a partir de referências aos
sinais de pontuação e ao papel que eles exercem nos enunciados escritos.
Observe que o eu lírico, ao mesmo tempo que comenta certos sinais, também os
emprega.
a)
Quais são os sinais de pontuação comentados no
poema?
Interrogação,
vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois-pontos, travessão, reticências e
ponto.
b)
Desses, quais não foram empregados no poema?
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