Educação das Relações Étnico-Raciais
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Pergunta 1
Leia o texto a seguir: “A práxis, sendo histórica e social, apresenta-se em formas específicas, a saber: o trabalho, a arte, a política, a educação etc., além de suas manifestações individuais e coletivas concretizadas nas relações sociais e em produtos diversos. Historicamente, os sujeitos sociais elevam sua consciência sobre seu mundo imediato, transitando de uma consciência ingênua (Freire, 1987), a possibilidade da crítica e da transcendência”. (Fonte: Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro2/PR%C3%81XIS%20E%20PR%C3%81TICA%20EDUCATIVA%20EM%20PAULO%20FREIRE%20REFLEX%C3%95ES%20PARA%20A%20FORMA%C3%87%C3%83O%20E%20A%20DOC%C3%8ANCIA.pdf. Acesso em: 03 jun.2020).
É louvável que o educador entenda que um Currículo deve ser planejado e experimentado na Práxis Pedagógica, ou seja no modo como professores e alunos atuam sobre a realidade. Marque a alternativa que melhor exprime o pensamento de Paulo Freire sobre a práxis e sua relação com a educação:
Leia o texto a seguir: “A diferença entre identidade e imagem muitas vezes gera tensões e conflitos, mas também pode ser o início de um diálogo produtivo. E diálogo é o nosso objetivo. Ao nos tornarmos receptivos à cultura e à autoimagem do outro, diminui a distância entre identidade e imagem; começamos a conhecer melhor o outro (e a nós mesmos)”. (Fonte: https://www.imprensaoficial.com.br/downloads/pdf/projetossociais/conflitos_na_escola.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
Escutar e tolerar o ‘outro’ é um aprendizado que nunca cessa, mas que não implica ouvir antes de dar julgamentos aos dessemelhantes. O que você acha dessa assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.
Leia o texto a seguir: “Para tanto, este ‘outro’ olhar, para Gersem Luciano, deve partir do próprio indígena – a quem os séculos de colonização foram impingindo o medo ou a precaução de afirmarem quem são e lutarem pelos seus direitos. É, assim, um enxergar do problema indígena retornando, antes de tudo, ao indígena, como protagonista da transformação.” (Fonte: Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/view/5174/4571http://www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/20t.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
Sobre os Povos Indígenas do Brasil, Gersem Luciano afirmou que é necessário reconhecer que representam ________, línguas, conhecimentos e crenças únicas e é preciso valorizar a contribuição que trazem ao patrimônio mundial – na arte, na música, nas_______, nas medicinas e em outras ________ culturais – é incalculável (LUCIANO, 2008).
Pergunta 5
Leia o texto a seguir: “Ao vivermos em uma sociedade culturalmente diversa dado a sua constituição ao longo dos anos, não se deveria estranhar que as atitudes dos alunos em sala de aula também fossem fruto desta diversidade cultural. São formas de expressão impregnadas de cargas emocionais que, ao entrarem em contato com o ‘outro’, podem produzir experiências positivas, ou não tão positivas. Agora, essas atitudes ou essas maneiras de se manifestarem estão diretamente ligadas ao processo de reconhecimento do mundo, às descobertas, ao desenvolvimento de diferentes competências, enfim, dos processos de aprendizagem”. (Fonte: Disponível em:
http://www.uenf.br/Uenf/Downloads/Agenda_Social_8802_1337693260.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
Em uma palavra, os educadores precisam refletir sobre algo que deverá ser minimizado e evitado em sala de aula. Eles devem ter clareza de como pode ocorrer e de suas combinações com outras formas de discriminação no currículo escolar (CEPESC; SPM, 2009). De que exatamente estamos falando?
Leia o seguinte texto e reflita: “Um currículo é diferença por natureza; é pura diferença; é diferença em si. Afinal, é um território de multiplicidades de todos os tipos, de disseminação de saberes diversos, de encontros “variados”, de composições “caóticas”, de disseminações “perigosas”, de contágios “incontroláveis”, de acontecimentos “insuspeitados”. Um currículo é, por natureza, rizomático, porque é território de proliferação de sentidos e multiplicação de significados. Apesar de todos os poderes que fazem o controle, demarcam as áreas e opinam sobre como evitar a desorganização em um currículo e que demandam sua formatação, tudo vaza e escapa”. (Fonte: Disponível em: http://seminariosregionaisanpae.net.br/atual/1comunicacao/Capitulo02/PatriciaMariaUchoaSimoes-E2com.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
Segundo a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2018), no decorrer do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, no ensino da Língua Portuguesa, é recomendado, no Campo Artístico-Literário, ligado à leitura, a fruição e produção de textos literários e artísticos, escolha de textos relacionados à diversidade cultural e linguística, entre as seguintes possibilidades: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, ______, quadrinhos, tirinhas, charge/cartum, dentre outros. (BRASIL, 2018).
Marque a alternativa que completa o trecho.
Pergunta 7
Leia o texto a seguir: “No Brasil, o preconceito é tão pesado e espalhado que foi preciso criar uma lei, a Lei nº 10.639/2003 que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação dela. A 10.639 instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História da África e dos Africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Nesse intuito, o projeto implementado objetivou aliar a lei que é uma obrigatoriedade com as necessidades vigentes, bem como salientar que é um direito o conhecimento e a informação da cultura afro-brasileira no ambiente escolar, que até pouco tempo era tido como uma invisibilidade”. (Fonte: Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_hist_uel_solanjadonascimento.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
O Educador deve estar preparado para criar importantes estratégias, para minimizar algumas atitudes, que possam surgir na sociedade e nas escolas. Por isso, entre outras coisas, ele deve minimizar as seguintes atitudes:
Pergunta 8
Leia o texto a seguir: “Nesse mundo de desigualdades e contradições, à medida que se desenvolve um processo de mundialização cultural, processa-se também um movimento que, em direção oposta, procura reafirmar o que é local e específico, com muita frequência em bases etnocêntricas, xenófobas, racistas, machistas, homófobas, fundamentalistas. A observação e a análise dos dois movimentos sugerem que a capacidade humana de se mundializar, ainda que de modo excludente, tem superado a capacidade de conviver com o outro e respeitar suas especificidades, imobilizando assim todo um discurso de responsabilidade, de solidariedade e de esperança e tomando ainda mais distante a visão de um futuro marcado pelo compromisso com a democracia e com a liberdade”. (Fonte: Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/multiculturalismo.htm Acesso em: 25 maio 2020).
Segundo Lima (2006), é necessário desconstruir práticas determinadas por estruturas de dominação, por longo tempo, desde período colonial, que foram capazes da produção da __________, partindo das diferenças socioculturais, constantemente consideradas como inferiores (LIMA, 2006).
Marque a alternativa que completa o trecho.
Pergunta 9
Leia o texto a seguir e reflita: “A ausência de moralismos ou de preconceitos estimula o espírito crítico por parte dos leitores adolescentes que se deparam com inquietações e problemas reconhecíveis e se reveem nas palavras e atitudes das personagens, avaliando os comportamentos recriados, perspectivando, sob novos prismas, a sua relação com os outros e, em última análise, retirando ensinamentos para a sua própria vida, desencadeando a discussão e a reflexão acerca de temas pertinentes e, por vezes, tabu na literatura para jovens”. (Fonte: Disponível em: http://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/89312/107522. Acesso em: 25 maio 2020).
Em uma palavra, elas são importantes discursos produzidos, e os discursos se alteram quando proferidos por diferentes sujeitos, em diferentes tempos. Então, os discursos devem ser repensados por elas. E elas deverão aproximar o público infantil das obras escritas para crianças, primando por referências estéticas, culturais e éticas mais próximas desses pequenos leitores e de seus mundos. De que exatamente estamos falando?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.