Educação das Relações Étnico-Raciais - 2
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Pergunta 5 0,5/0,5Leia o texto a seguir de Nilma Lino Gomes: “Nesse sentido, o meu mundo, o meu eu, a minha cultura, são traduzidos também através do outro, de seu mundo e de sua cultura, do processo de decifração desse outro, do diferente. É como um processo de espelhamento. Ao mesmo tempo em que os grupos socialmente discriminados lançam um olhar para a sociedade, formam-se imagens a partir do modo como uma sociedade se vê refletida pelos olhos do outro. Essas imagens não são estáticas, pois “permitem alterações, tanto na minha autoimagem como na minha conduta, e este termo deve ser aqui tomado em seu sentido literal, alter/ações — as ações que assumo em função do outro”. (Fonte: Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/Alguns-termos-e-conceitos-presentes-no-debate-sobre-Rela%C3%A7%C3%B5es-Raciais-no-Brasil-uma-breve-discuss%C3%A3o.pdf. Acesso em: 02 jun.2020).
Para (MUNANGA, 2004) defende: As diferenças são “introjetadas em nossa forma de ser e ver o outro, na nossa subjetividade, nas relações sociais mais amplas. _________, na cultura e na sociedade, a perceber as diferenças, a comparar, a classificar”. (GOMES, 2005). Qual o conceito que preenche corretamente esta lacuna?
Resposta correta Pergunta 6 0/0,5Leia o texto a seguir: “Com referência ao conceito de africanidades, da pesquisadora Lourdinha Siqueira (p. 93), a autora apresenta sua interpretação do que ela denomina de africanidade brasileira, situando-a como ‘às raízes da cultura brasileira que têm origem africana” (p. 92), envolvidas entre os “modos de ser, de viver, de organizar suas lutas, próprio dos negros brasileiros’, e ‘às marcas da cultura africana que, independentemente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu dia a dia.” (Fonte: Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/v34n69/0104-4060-er-34-69-343.pdf. Acesso em: 03 jun.2020)
Temos que lutar contra isso, que nos levam a desprezar as raízes negras e as indígenas da cultura brasileira. E quando desprezamos tais culturas, desprezamos a nós mesmos, povo do Brasil. Podemos dizer que estamos relatando sobre o que precisamos lutar e ser:
Resposta corretaPergunta 7 0,5/0,5Leia o texto a seguir: “No caso específico de nosso país, acreditou-se, um dia, em democracia racial, em tratamento igualitário para todos os brasileiros. Os tempos, porém, destruíram essa doce imagem. Desfeita de vez a ilusão, saltam aos nossos olhos, ora incrédulos e revoltados, ora ‘anestesiados’, a miséria, o racismo, a opressão da mulher, os preconceitos contra o homossexual, os abusos contra a criança, o descaso pelo velho, o desrespeito aos portadores de necessidades especiais. Ao mesmo tempo, os movimentos sociais, que se incrementaram nos anos 80 e 90, anunciaram possibilidades e conquistas, desmascarando o mito da democracia racial e favorecendo uma nova consciência das diferenças culturais presentes em nosso tecido social”. (Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300003. Acesso em: 03 jun.2020)
MOREIRA (2001) declarou: “O _______ é visto como território em que ocorrem disputas _________, em que se travam lutas entre diferentes significados do indivíduo, do mundo e da _________, no processo de formação de identidades”. Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Resposta correta Pergunta 8 0,5/0,5Leia o texto a seguir: “Contudo, aprendemos o que somos em meio às relações que estabelecemos, tanto com os nossos ‘semelhantes’ (somos, todos nós, brasileiros), quanto com os que diferem de nós (somos meninos, por não sermos meninas). Aprendemos também o que somos em meio aos significados atribuídos, pelos outros, ‘àquilo que somos’ (por sermos meninos, não devemos chorar na frente dos outros; por sermos meninas, podemos brincar com bonecas)”. (Fonte: Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/seminariointernacional/antonio_moreira_identidade_curric.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
“Ela se edifica dentro do próprio grupo e se perpetra a partir de uma relação de alteridade. Ou seja, ela precisa do ‘outro’ para poder se determinar, através dos opostos” (FREITAS, 2012, p. 50). Podemos dizer que estamos relatando a respeito dos encontros entre diferenças e semelhanças, nas práticas pedagógicas, que contribuem para que cada criança a solidifique, estamos falando da:
Resposta correta Pergunta 9 0,5/0,5Leia o texto a seguir, do Prof. da USP MUNANGA: ”Os problemas da sociedade são numerosos e acontecem dentro dela. Sendo da sociedade, são todos, por definição, problemas sociais com especificidades diferentes, engendrados ou originados pelas diferenças na sociedade. Essas podem ser de origem socioeconômica ou classe social, de sexo, de gênero, de religião, de etnia, de ‘raça’, de idade, de nacionalidade etc. Em outros termos, todos os problemas da sociedade são sociais, inclusive os preconceitos e discriminações raciais que constituem apenas uma das modalidades do social”. (Fonte: Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/172682/teoria_social_relacoes_sociais_brasil_contemporaneo.pdf Acesso em: 02 jun.2020).
Para (MUNANGA, 2004), o “ _________ é essa tendência que consiste em considerar que as características intelectuais e morais de um dado grupo são consequências diretas de suas características físicas ou biológicas. (MUNANGA, 2004)
Resposta correta
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Muito bom 😌
ResponderExcluir