Atividades de Interpretação textual para Ensino Fundamental

 Exercícios de Língua Portuguesa


Leia agora esta canção do rapper e cantor paulista Criolo:

Tói ói ói

Eu tenho um sobrinho

Ele é tão clarinho

Tão cabeludinho

De cachinhos tói ói ói

Ele é tão beiçudinho

Tem olhos de índio

Come feijão-preto

E tem cachinhos tói ói ói

Eu sou um café com leite

Sei que tenho um gringo

O avô é lindo

De cachinhos tói ói ói

Igual a todo brasileiro

Uma mistureba

A coisa mais linda

É o meu sobrinho de cachinhos tói ói ói


Sabendo que o povo brasileiro é uma soma de diversas características de variados povos, responda as questões abaixo, de acordo com o texto: 

1)A descrição do sobrinho feita pelo eu-lírico é

 ( ) Objetiva ( ) Subjetiva


 2)Adjetivos são palavras que indicam características, qualidades ou defeitos. Nas duas primeiras estrofes, alguns substantivos e adjetivos aparecem no grau diminutivo. Quais são eles?

_____________________________________________


3) Que adjetivo pode ser usado no lugar de Tói ói ói?

______________________________________

4)O que o texto quer dizer com os seguintes termos:

 a)“Um café com leite” = ___________________________________________ 

b)“igual a todo brasileiro/uma mistureba” =__________________________


5) Marque a opção em que as palavras podem formar uma rima:


a) sobrinho/clarinho

b)sobrinho/índio

c)gringo/leite

d)brasileiro/mistureba


6) Marque a opção em que as palavras podem formar uma rima:

a) sobrinho/brasileiro

b)gringo/lindo

c) café com leite/ cachinhos

d)linda/mistureba



Link para baixar a atividade em word

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector