Resenha: A Trégua, Mario Benedetti
Será que se fizermos um balanço da vida a maioria de momentos será de felicidade ou escuridão? Algo me diz que para quase todas as pessoas a resposta é a escuridão, mortes, doenças, miséria, empregos deprimentes, crises existenciais. No meio de tudo isso, os momentos realmente felizes são uma trégua na guerra que é a vida.
Assim também pensa o personagem Martín Santomé narrador do livro A trégua, em uma espécie de diário o senhor de 49 anos, prestes a se aposentar fala de sua viuvez precoce, que o deixou com dois filhos homens, Esteban e Jaime, e uma moça, Blanca. Ele conta os dias até a sua aposentadoria quando poderá desfrutar o ócio.
Sua vida monótona no escritório é aos poucos quebrada quando da chegada de uma nova funcionária sob suas ordens.
Avellaneda é uma jovem de 24 anos, quase a idade de Blanca, descrita como uma moça séria, recém terminando um noivado, os dois têm um interesse mútuo, apesar da grande diferença de idade.
O narrador não tem uma forte ligação com os filhos, apesar de tê-los criado sozinho, admite que pode não ter sido tão afetuoso como uma mãe ou como outros pais. Não tem grandes ambições no trabalho, só lhe interessa os dias de sossego que virão com a aposentadoria.
Avellaneda significa os dias de trégua em sua vida, mesmo que lhe venha o medo de que a situação seja ridícula, de que ela passe a se interessar por outro quando ele já estiver muito velha e ela ainda muito nova.
É um personagem realmente medíocre sem grandes encantos, sem grande empatia, mas sua humanidade é de certa forma cativante como alguém que já está cansado das frivolidades da vida.
Esse é meu primeiro livro de Mario Benedetti e fiquei muito bem impressionada com sua escrita, um livro para leitores maduros e que não esperam grandes aventuras e enredo muito movimentado.
Olá Querida,
ResponderExcluirTudo bem?
Amei o post:)))) Muito Interessante Livro:)
Desejo te uma semana feliz:)
Beijinhos Karina
É muito bom quando lemos um livro e esse livro nos impressiona, gostei do livro na vida passamos pela escuridão mais também há momentos felizes como você disse, não conhecia o livro mais gostei muito dele, bjs.
ResponderExcluirparece ser um livro muito bom, se te deixou com esse sentimento então realmente deve ser legal
ResponderExcluirtemas como a homofobia precisam estar cada vez mais presentes, gostei
cara esse livro parece ser extremamente necessário. só tenho uma pergunta, você curte ler pelo kindle? eu tô na dúvida se devo comprar ou não um
ResponderExcluirÉ muito bom ler no Kindle. Confesso que já dei preferência a ele do que ao livro físico, por ser mais leve ao manusear.
ExcluirAaai que livro bacana, parece ser uma leitura excelente. Faz um POST mostrando o que tem no seu Kindle, irei amaaaaaaaar
ResponderExcluirQue ótimo. Vou fazer, mas é muita coisa kkkkk
ExcluirOi, tufo bem? Amei a dica do livro, ele realmente é bem impressionante.
ResponderExcluirAinda quero ter a oportunidade de ler esse livro também!
ResponderExcluirFiquei curiosa pra ler esse livro. Gosto de livros com enredos polêmicos e que nos fazem pensar na vida.
ResponderExcluirNão conhecia esse título, mas fiquei curiosa.
ResponderExcluirmuito boa sua abordagem, fiquei com vontade de ler, haha
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirmuito interessante esse livro gostei muito mesmo quero ler lego,fiquei curiosa.
Excelentes pensamentos, o livro realmente faz pensar em nossa trajetória
ResponderExcluirGostei, muito legal!
Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha
O livro tem uma historia interessante, o personagem do Martin é bem intrigante com essa personalidade medíocre e sem empatia, mas mesmo assim humano.
ResponderExcluirBjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Achei interessante o personagem ser uma pessoa comum, com problemas reais que todos passamos no cotidiano.
ResponderExcluirNossa achei um maximo esse livro, só frases efeitos que dão efeito
ResponderExcluirOla Daniele que livro heim de tirar o folefô esses trechos que ficou aí para que pudéssemos ficar desejando ler o contexto todo." A quem chora todos os dias o que resta fazer quando couber uma grande dor ..." Perfeito para os recalamoes diários.
ResponderExcluirAmo ler livros 😍😍
ResponderExcluirE claro, amei a sua indicação, não conhecia, mas pelo visto é muito bom.