Conjunções coordenativas

Conjunção é a palavra que une duas orações ou dois termos de uma mesma oração que exerçam mesma função sintática. - Preciso que você aprove esta despesa. - O equipamento já chegou e está instalado.

Classificação das conjunções:


 Coordenativas: associam dois termos da oração ou duas orações independentes. a) Aditivas: e, nem – expressam uma adição, acréscimo,soma à ideia anterior. Ex.: Ela não estuda, nem trabalha. Eu canto e você dança.

b) Adversativas – mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e ( = não) expressam oposição, contraste. Ex.: Ela não estudou, mas fez boa prova. Meu amigo é rico, entretanto não é feliz.

c) Alternativas: ou… ou, ora… ora, quer...quer – expressam uma escolha, uma alternativa à ideia anterior. Ex:. Ou chora, ou ri. - Você ou seu pai ganhará o prêmio.

d) Conclusivas: logo, portanto, por isso, pois ( posposto ao verbo) – expressam uma finalização ou conclusão da ideia anterior. Ex.: Trabalhei o dia todo, por isso mereço descanso. Ele está doente, precisa, pois, de cuidados especiais.

e) Explicativas: que, porque, pois (anteposto ao verbo). Ex.: Deve ter chovido, pois o chão está molhado. Não me abandone, eu amo você.


Exercício

Aponte o efeito de sentido das conjunções ( oposição, adição, conclusão, explicação, alternativa) : 

a) O sol ardia sobre o pasto maltratado e secava os lameirões da estrada torta.
 b) Ele está cansado, no entanto, terá de trabalhar amanhã cedo. 
c) Eu não estudo,nem trabalho.
 d) Ou faço a festa, ou pago a viagem.
e) Fuja daqui, porém tome cuidado!
 f) Preciso sair agora, logo me ligue mais tarde. 
g) Ora assiste à TV, ora cuida dos filhos.
 h) Estude, que valerá a pena.
 i) Não para de comer,mas nunca fica satisfeito.
 j) Come a sopa toda, pois está muito boa.
 k) Perdi todos os meus bens, todavia me alegrei com a separação.
l) Ela devia estar com frio, porquanto tremia. 
m) Você quer suco ou deseja tomar refrigerante?
 n) Foi pega roubando,então teve de ser despedida. 
o) Falar de mim é fácil, porém ser como eu é difícil.


Gabarito:

a) Adição
b) Oposição
c) Adição
d) Alternativa
e) Oposição
f) Conclusão
g) Alternância
h) Explicação
i) Oposição
j) Explicação
k) oposição
l) Explicação
m) Alternativa
n) conclusão
o) Oposição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade Gênero textual Crônica - 8º ano