Ilusões perdidas - Honoré de BalzacI


Escritores estão entre as figuras mais importantes de nossas vidas, ainda assim, todo relato que envolva esse ofício mostra como tudo é árduo nessa área. No início do século XIX não era diferente. Em Ilusões perdidas, por exemplo, Luciano é um rapaz ambicioso que quer prosperar em Paris vendendo seus versos e um romance.
Como é difícil figurar entre a sociedade aristocrata, ele começa tendo a proteção de uma mulher mais velha e casada que parece muito apaixonada, faz muitas promessas e o leva para Paris para abafar o escândalo que seria o relacionamento em uma província.
Luciano não tem família importante, apenas a mãe tem um bom sobrenome, mas ele não pode usar, ele viaja com as economias da irmã Eva e do cunhado Davi que têm grande adoração por ele.
Em Paris, tudo tem preço elevado, mesmo sendo reconhecido por sua beleza, Luciano é menosprezado por suas vestes simples e por não conhecer a etiqueta das pessoas elegantes. Para entrar na roda das pessoas de sua pretendente Luísa, ele só seria aceito com um bom sobrenome e riquezas. Mas Luciano não é diferente dessas pessoas, ele perde o encanto por Luísa ao ver que as outras mulheres são mais bem-vestidas e elegantes. No entanto, Luísa tem o sobrenome e o dinheiro, logo passa a se vestir e portar como as mulheres do seu novo meio e expulsa o protegido de sua vida.
Desamparado, com pouco dinheiro, em um hotel barato, Luciano começa a conhecer jovens escritores e perceber como esse meio também é quase impenetrável. Os livreiros não querem manuscritos de iniciantes, os críticos são recompensados e bajulados por artigos. Os escritores que se tornam amigos de Luciano acreditam que o trabalho dele pode ser corrompido se ele se tornar jornalista. E isso é mostrado no romance, o meio jornalístico é outro dominado por ambições e interesses pessoais, o que eles escrevem são artigos criticos sobre peças de teatro, livros, mas as opiniões sinceras não são a prioridade, os textos são usados para arruinar inimigos e elevar aliados. Luciano consegue algum dinheiro assim e passa a viver no luxo com a amante Corália, uma atriz de teatro que se apaixona perdidamente por ele e abandona um amante rico para ficar com ele.
São muitas as ilusões perdidas durante a trajetória de Luciano, Eva e Davi. Eva e Davi continuam na pequena província, mas também são alvos de armações para prejudicar uma pequena imprensa que possuem e também são desiludidos pelas esperanças que tinham em relação a Luciano.
Se é dito que Balzac escreveu tantos romances, mais de noventa, que alguns foram descuidados, certamente não é o caso de Ilusões perdidas, tudo nesse livro é muito bem detalhado, algumas coisas até demais, como os processos de fabricação de papel, parte do trabalho de Davi.
Também são muitas as críticas presentes no romance, das vidas de aparências da burguesia à aristocracia, o amor fútil e interesseiro, a parcialidade e chantagens do jornalismo.
É certamente uma obra que deve continuar sendo apreciada em nossos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Atividade Gênero textual Crônica - 8º ano

Conto A Sauna - Lygia Fagundes Telles