Conversa com um jovem professor - Leandro Karnal

Livro muito útil para quem está começando na carreira. Gostaria de ter lido na época da faculdade, mas é bem diferente dos livros de teoria que nos oferecem.
Conversa com um jovem professor, como o título sugere, é mais como um conversa com um colega mais experiente que está disposto a contar os seus erros e acertos e dar alguns conselhos.
Melhor ainda porque é uma conversa com alguém que certamente ama a profissão.
Quantas vezes não conversamos com colegas que só transmitem a sua descrença com a Educação?
- Os alunos não querem nada, a sociedade não nos valoriza, vamos fazer de qualquer jeito que está bom.
- Os alunos fingem que estudam, a gente finge que ensina, o governo finge que acredita.
Tenho certeza que muitos já ouviram isso, porque, como diz Leandro Karnal, o professor é o único profissional que se orgulho de não ser eficiente, de fazer o trabalho de qualquer jeito. Eu já deixei me levar por essas pessoas, mas hoje sinto que tenho um novo gás, uma vontade de tentar fazer diferente.
Nós podemos e devemos reclamar dos problemas, da falta de disciplina, dos salários baixos, da falta de conforto nas escolas. Mas acredito que devemos tentar fazer o melhor e sermos o melhor possível, ou mudar de profissão.
Lendo Conversa com um jovem professor, percebo que para esse docente experiente houve muitas dificuldades também. Não é como aquela coordenadora, orientadora, diretora, que nunca enfrentou sua sala de aula, mas acha que pode falar o que você deve fazer.
Ele dá conselhos de como agir do primeiro dia de aula ao dia da prova e correções. Enfim, coisas que não vemos na faculdade. Chegar sorrindo? Chegar de cara fechada?
Lembro até hoje de quando eu estudava e chegou um professor novo. No primeiro dia ele gritou muito com a turma e tirou dois alunos da sala. O professor que entrou depois dele falou que isso era insegurança e outras coisas que eu achei impróprias e antiéticas da parte dele se referindo ao colega.
Mas nós estamos em uma profissão assim, não há muita cumplicidade, todos querem ser os melhores. Em um dos primeiros empregos, uma 'colega' entrou em minha sala e, vendo, que eu tinha um problema com uma aluna, ela resolveu se meter para falar que ela tem experiência desde a época dos dinossauros e na sala dela os alunos fazem o que ela quer. Me senti péssima, no momento, porque ela não queria me dar uma dica e sim se mostrar muito eficiente para a minha turma.
Professores quase aposentados e diretores adoram se exibir para sua turma mostrando que sabem mais do que você, até que você prove o contrário e eu garanto que eu provei.
Como esse tipo de experiência, fui percebendo que todos têm razão quando falam que nossa classe é desunida, mas eu nunca pretendo ser assim. Leandro Karnal aconselha o silêncio em salas de professores no lugar de posições fortes que podem gerar falatório e fuxicos e eu concordo. Prefiro o silêncio a dar opiniões pessoais sobre alunos e professores. Um ambiente profissional deve ser tratado como tal.
Eu me senti muito amparada com esse livro. Sabe quando um diretor fala que isso é fácil, a turma o escuta perfeitamente nos 5 minutos que ele entra na sala, que você tem que ser mais dinâmico e você sabe que o único recurso que falta usar é fazer um poli dance no meio da sala? Nos sentimos desamparados com colegas perfeitos, outros que já desistiram e diretores/coordenadores que não lembram o que é ser professor.
É bom ter uma palavra amiga, sinto-me amparada e renovada para atuar em 2017.

Já recomendei o livro aos meus colegas e recomendo a quem está lendo aqui, se é professor ou pretende ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector