[Literatura Inglesa] Grandes esperanças - Charles Dickens



Grandes esperanças foi escrito por Charles Dickens em 1861 inspirada na experiência amorosa do autor com a atriz Ellen Ternan e na sua certeza da imutabilidade da hierarquia social refletida no destino de Pip, protagonista da obra.

O menino Pip foi criado pela irmã e pelo cunhado em uma vila com o destino de ser ferreiro como o cunhado e grande amigo, Joe. Mas acontecem fatos que vão alterar completamente o seu destino. Primeiro há um encontro com o condenado fugitivo que o obriga a roubar comida de casa para o alimentar.


Depois Pip é convidado por uma velha e louca senhora rica para brincar na casa dela com sua filha adotiva, Estella. E ele fica perdidamente fascinado pela beleza da menina O encontro com Estella e o orgulho dela fazem com que Pip se envergonhe de si mesmo e da situação em que vive. Na certeza de que a Estella o desprezaria se o visse em sua humilde casa ou trabalhando como ferreiro. 
 
Esse dia foi memorável para mim, pois causou grandes mudanças no meu destino. Mas é assim com todo mundo. Subtraia um determinado dia de sua vida e veja que, sem ele, sua vida teria tomado um rumo diferente. Faça uma pausa por um instante, leitor, e pense na comprida corrente de ferro ou de ouro, de espinhos ou flores, que jamais se lhe estaria ligada, se um certo dia memorável não tivesse formado o primeiro elo dessa corrente.
 
Pip não é mais feliz e sonha em ter conhecimento e riquezas, tudo o que ele pensa é não ser mais o menino pobre e rude que Estella esnoba.
 Como uma mágica Pip recebe o aviso de que um benfeitor anônimo quer que ele seja um cavalheiro e vai bancar todas as despesas. Ele se muda para a cidade e se transforma, ele volta a ver Estella, e está cada vez interessado nela mas não é feliz com ela. Estella parece uma lembrança de que nada nunca será bom o suficiente para ele.

Todo livro é repleto de coincidências, grandes coincidências como Pip fica rico de repente, na cidade Pip faz um amigo, Herbert,  que é, na verdade, um garoto com quem ele lutou uma vez na infância. Pip descobre grandes segredos envolvendo o seu benfeitor, a velha senhora rica e o passado de Estella.


Durante todo o tempo em que Pip tem grandes esperanças, ele não é feliz. Ele está sempre esperando no futuro o dia que vai conquistar tudo o que ele sempre quis e vendo essas esperanças se perderem. Um dia Pip vai descobrir que na verdade ele sempre teve o que era necessário para ser feliz, mas ele estava ocupado sonhando com as grandes esperanças e com Estella.

Charles Dickens escreve um livro completo com momentos de humor,  muitos momentos de reflexão e  final emocionante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector