Frases bonitas - Machado de Assis ( Dom Casmurro)






Algumas das minhas favoritas frases de Machado de Assis no livro Dom Casmurro.

…os olhos continuaram a dizer coisas infinitas.




os bem-amados, os bem-aventurados, que se foram desta para outra vida, continuar um sonho provavelmente.




Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos,(…), mas não a mim.


Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres.


HA-Meu senhor, respondeu-me um longo verme gordo, nós não sabemos absolutamente nada dos textos que roemos, nem escolhemos o que roemos, nem amamos ou detestamos o que roemos: nós roemos


A emoção era doce e nova, mas a causa dela fugia-me, sem que eu a buscasse nem suspeitasse. Adverti que era fenômeno recente acordar com o pensamento em Capitu, e escuta-la de memória, e estremecer quando lhe ouvia os passos. Se se falava nela em minha casa, prestava mais atenção de que dantes. Cheguei a pensar nela durante as missas daquele mês, com intervalos, é verdade, mas com exclusivismo também


O ser humano gosta de complicar as coisas, é só uma brisa, quem sabe ela bagunce teu cabelo, quem sabe te acaricie o rosto, quem sabe, quem sabe…


Escapei ao agregado, escapei a minha mãe não indo ao quarto dela, mas não escapei a mim mesmo. Corri ao meu quarto, e entrei atrás de mim. Eu falava-me, eu perseguia-me, eu atirava-me à cama, e rolava comigo, e chorava, e abafava os soluços com a ponta do lençol.


Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.


(…) dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro…


Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada.


… éramos dois e contrários, ela encobrindo com a palavra o que eu publicava pelo silêncio.


Nós é que éramos os mesmos; ali ficamos, somando as nossas ilusões, os nossos temores, começamos já a somar as nossas saudades.



A imaginação foi a companheira de toda a minha existência, viva, rápida, inquieta, alguma vez tímida e amiga de empacar, as mais delas capaz de engolir campanhas e campanhas, correndo.


Estávamos ali com o céu em nós. As mãos, unindo os nervos, faziam das duas criaturas uma só, mas uma só criatura seráfica. Os olhos continuaram a dizer coisas infinitas, as palavras de boca é que nem tentavam sair, tornavam ao coração caladas como vinham.


Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada.


E com uma letra bem pequena, lá estava escrito no seu epitáfio: Tentou ser, não conseguiu; tentou ter, não possuiu; tentou continuar, não prosseguiu; e nessa vida de expectativas frustradas tentou até amar… Pois bem, não conseguiu, e aqui está.

- ASSIS, Machado. Dom Casmurro.

Comentários

  1. Oi!
    Realmente show de bola as frases.

    Respondendo sua pergunta lá no meu blog sobre os recebidos do Ebay:
    Olha, o que você paga é a TAXA do banco que se chama IOF. MAs isso ultimamente já estamos pagando esse imposto pra qualquer transação on line graças a nossa Presidenta.
    Mas antes era apenas cobrado esse IOF por transferência bancária ou compra internacional.
    Não sei te dizer quanto paga porque varia muito. Numa compra de 10 reais, vamos dizer que eu pago mais quase 1 real de IOF entende?
    O problema é quando é taxado aqui no Brasil. Que o produto fica preso na receita e você só pode retirar mediante pagamento de 60% do valor do produto. Aí eu fico bem aborrecida. Quase não acontece mas corre esse risco.
    Em relação ao valor em dólar, só é feito a transição para a moeda em real quando fecha a fatura o seu cartão. Ou seja, o dólar quando você comprou tava 4 reais, mas a sua fatura fechou, e ele veio cobrando 4,15. É assim mesmo. Ou pode ser ao contrário.

    Um grande beijo!
    Momentos de moda e beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por vir me responder. Então o pior é ser taxada mesmo. Como os funcionários dos Correios daqui são carrascos eu não duvido nada. Kkk sério, eles fazem tudo para empurrar os serviços mais caros, eu fujo de lá.

      Excluir
  2. Adorei as frases, realmente muito encantadoras.
    Um abraço,
    http://juliet-in-crisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector