Contos de Aprendiz

Sinopse: Drummond não escreveu muitos contos ao longo de sua carreira. Daí a importância de um livro como este Contos de aprendiz. Publicado originalmente em 1951 (mesmo ano de Claro enigma), o livro seria a primeira investida em larga escala do autor numa obra de ficção. Antes, publicara a pequena novela “O gerente” (que faz parte do volume) em uma modesta edição. Os temas dos quinze contos giram praticamente na mesma órbita de grande parte da poesia do autor: o memorialismo, o relato da vida acanhada no interior do Brasil do início do século XX, a observação do cotidiano mais miúdo, uma ironia gentil, a observação - despida de qualquer sentimentalismo - da inevitável passagem do tempo. Tudo arranjado com delicadeza e inteligência.

Eu tinha esse livro há muito tempo e vinha adiando a leitura. Carlos Drummond faz relatos de uma pacata vida na década de 50. Na verdade, os contos satisfazem uma curiosidade sobre a vida, os costumes, naquela época, mas não me empolgaram muito.
Eu pensava até em abandonar a leitura até chegar em "Flor, Telefone, Moça". Ele tem um tom, uma narrativa, um estilo, totalmente diferente dos outros contos presentes no livro. Se eu não soubesse o autor, poderia achar até que é de Lygia Fagundes Telles, pois o estilo de mistério e a medida de sombrio são muito parecidos, mas é Drummond.
Uma moça mora perto do cemitério e gosta de visitar o local, um dia ela pega uma flor e sai do cemitério com ela. Depois disso, passa a receber ligações de alguém que se diz ser o defunto dono da flor e reclama a flor de volta. Ela não dá atenção, pois tem certeza que é uma brincadeira de alguém que a viu pegando a flor.
Mas as ligações continuam, chegam ao ponto de incomodar e mobilizar toda a família. Ela não pode mais devolver a flor porque a perdeu e 'a voz no telefone' não aceita outra flor, só a que lhe foi tirada é que lhe interessa.
Revelação do final
O interessante é que o narrador não revela que é mesmo um defunto, mas a dúvida, a perseguição, os telefones insistentes fazem a moça definhar, não há meios de descobrir um culpado, a voz não aceita nada em troca de sua flor e só para de ligar depois da morte da moça. Genial!

Comentários

  1. Li tão poucas coisas do Drummond, que é até feio admitir! Uma das minhas metas pessoais e colocar mais clássicos brasileiros na lista de leitura, e Drummond, sem dúvidas, estará entre os escolhidos. Não conhecia esse conto e me deixou bem curiosa, daria uma minissérie ou curta bem interessante, sombrio. Gosto assim!
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector