Tag literária


Eu estava passeando pelo blog Pétalas de Liberdade quando vi uma postagem adorável, uma tag literária dessas que eu tenho prazer em responder, mesmo sem ser convidada apenas pelo prazer de escrever sobre minhas preferências literárias.
Aí estão minhas respostas, não vou indicar ninguém até porque sou tão antissocial que removi o formulário de comentários por enquanto.

     1 - Qual o primeiro livro que você leu na vida? (Não vale livro didático, nem livro infantil ilustrado.)
     Eu acho muito difícil lembrar dessas coisas porque eu comecei a ler muito cedo, mas os que eu me lembro de ler são " Alice no país das maravilhas" de Lewis Carrol e "As frangas" de Caio Fernando Abreu. Curiosamente os dois livros eram da minha prima, eu só tinha os livros da escola, na casa de minha tia havia vários livros largados, aos quais ninguém dava atenção e eu adotei esses dois.

     2 - Quem ou o que te incentivou a ler?
     
Eu nunca fui realmente incentivada, talvez o ambiente escolar tenha me inspirado, juntamento com o fato de que eu era uma menina muito quieta de poucos amigos e em casa sempre havia briga pela televisão,rs. Então, eu me refugiava nos livros, depois que minha mãe percebeu isso, ela me deu alguns que eu devorei por um bom tempo, mas eram romances melosos e eu logo passei aos romances policiais das bibliotecas públicas da vida.

     3 - Existe algum livro que você deseja muito ler/ter, mas ainda não conseguiu?
     
A pergunta poderia ser o contrário. Existe algum livro que eu não quero ler? São tantos que comecei a fazer uma lista de desejos como página extra do blog. Alguns: " O amor nos tempos do Cólera", " O coração é um caçador solitário", "Guerra e Paz", todos de Jane Austen, todos de Lygia Fagundes Telles, todos de Alice Walker, todos de Caio Fernando Abreu, etc,etc,etc. Se eu puder ter outra vida, quero nascer rica para me dedicar apenas à leitura e escrita.

     4 - Qual livro você leu mais de uma vez ou pretende reler?
    
Eu pretendo reler muitos livros, certamente A cor púrpura será um deles. Eu reli Alice muitas vezes e  mais recentemente eu reli As meninas ainda mais vezes, inclusive ele foi objeto de estudo do meu TCC. Antigamente, quando eu era mais pobre, e tinha menos livros, eu relia mais,rs,rs. Mas isso era ótimo porque foram os livros que eu mais aproveitei, acho que é preciso reler mais e ler menos, acho que foi Nelson Rodrigues que disse isso.

     5 - Conte um fato curioso relacionado a algum ou a todos os seus livros.

  O que seria um fato curiosos? Eu amo livros de sebos, amo ver assinaturas, dedicatórias e marcações em livros, mas isso é mais sobre mim. Não tenho um fato curioso sobre meus livros.

     6 - Qual o livro mais caro que você já comprou? (não vale didático nem saga/trilogia)
    
Eu nunca liguei para edições de luxo ou algo assim, nem sou chegada em literatura muito comercial. Na verdade, eu não compro muitos livros e quando compro, muitas vezes é no sebo. Os que comprei para a faculdade com certeza foram os mais caros, mas não vale, então acho que, por incrível que pareça, o mais caro foi A culpa é das estrelas que foi uns R$ 22,00.

     7 - Qual seu escritor favorito, que você sempre indica?

Eu sempre falei de Lygia, mas vamos variar um pouco, vamos de amor novo, Alice Walker, ainda é nova para mim, eu demorei muito para começar a ler, mas hoje eu indico A cor púrpura para muita gente.

     8 - Qual dos livros que você já leu que mais se identificou com a história?

Histórias não me ajudam na identificação, acho que me apego mais pelos personagens ,gosto de Lorena, de As meninas porque ela é frágil e sentimental como eu, gosto de Virgínia de Ciranda de pedra porque ela é solitária como eu, mas se é pra escolher uma história, eu escolheria O feijão e o sonho de Origénes Lessa. O protagonista vive o dilema de não conseguir ter uma vida prática e profissional bem sucedida porque é um sonhador e gosta de escrever.

     9 - Se pudesse ser um personagem de livro, quem você escolheria?
     
Acho que eu seria Otávia de Ciranda de Pedra, ela é linda, rica e uma pessoa bem-resolvida que consegue fazer o que gosta e tem vontade.

     10 - Qual o melhor livro que você já leu?

Essa pergunta é tão injusta porque vários livros são os melhores em dado momento, eu poderia pular, mas eu vou dizer Dom Casmurro, é um livro tão singelo e sem intenções e, no entanto, é brilhantemente intrigante, doce e amargo na medida certa para atrair leitores por muitos e muitos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector