Ler muito ou Ler bem?




“É melhor estudar um só livro, qualquer que seja ele, com raça, alegria e entusiasmo, do que estudar todos os livros do mundo friamente.”
(Ariano Suassuna)


"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos."

(Nelson Rodrigues)


Eu sempre quis ler todos os livros do mundo e ficava frustrada por não estar por dentro de todas as novidades literárias, um exemplo é que enquanto outros blogs publicam cinco resenhas por semana, leituras de uma única pessoa, eu não costumo passar de uma por semana. Hoje aceito que é impossível ler e saber de tudo que lançam todos os dias e mais ainda que muita coisa é dispensável, quase tudo é dispensável. Escuto What am I to you de Norah Jones milhares de vezes por dia. Só reli meu livro favorito quatro vezes e tem outros que amo, que marcaram minha vida e por falta de tempo ainda não reli. Vou fazer com os livros os que faço com a música, reler todas as vezes que me der vontade.

Comentários

  1. Concordo plenamente! Italo Calvino, Jorge Luis Borges, Humberto Ecco, todos eles fazem coro às palavras acima.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Apoiado!!! Eu mesmo quando conheci os livros que me fizeram ter gosto pela leitura, eu os relia varias vezes! Depois passei a ver que outros livros poderiam me agradar tbm e passei a ler muito mais!! Porém não largo o habito de reler meus favoritos jamais!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adorei a postagem s2
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dani você viu quantos Livros que eu tenho pra ler agora né ?
    Eu acho que vou adotar aquele ditado que preciso de outra vida para ler todos eles, porque são muitos menina. Nossa...Vou ter que arrumar um tempinho para ler todos eles com muita calma, porque não gosto de correr nào...sinceramente...

    Se for para fazer uma resenha legal, prefiro ler com calma. Não gosto que fiquem me pressionando não, mas enfim...


    POST DO MEU BLOG


    Nossa Dani, porque você mudou o nome ?
    Eu gostei tanto Os Livros de Daniela ficou tão chamativo e diferente. Mas você tem que fazer o que gosta e deixar o que te atrai. É assim mesmo. Nunca vai pela cabeça dos outros mesmo. Faz o que você achar melhor amiga.

    E outra coisa, a gente sempre tem mesmo uma invejinha boa quando as pessoas tem livros que não temos. Eu mesma já vi um monte de blogs com parcerias legais ai de EDITORAS e me dá mohhh vontade de ter, mas que é dificil pra karamba...mas enfim...


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também queria ter uma vida extra só pra ler tudo que tenho vontade porque nessa já sei que não vai dar tempo,rs. Gostei muito mesmo da tua lista, é gostoso demais comprar livros novos!

      Eu gostei também do outro nome, mas sou indecisa demais,rs. Queria trocar de nome como quem troca de roupa. Só que depois de um dia já achei estranho ficar vendo meu nome no blog,rs, coisa de gente tímida. Nem no blog onde escrevo meus pensamentos eu consegui deixar meu nome, batizei de A voz da Noite.
      Também acho muito legal manter essas parcerias, talvez na próxima safra de inscrições eu tente, quando tiver finalmente estabilizado o Livrices.

      bjos e obrigada por estar sempre aqui.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector