Conto A Sauna - Lygia Fagundes Telles

   Conto A Sauna - Lygia Fagundes Telles




  Muitos trabalhos, ensaios, artigos, resenhas falam sobre o papel feminino, o perfil feminino, o papel na mulher na obra tal. Sempre li romances e contos de Lygia F. Telles focados em personagens femininos, mas hoje tive uma surpresa com o conto A Sauna porque é narrado em primeira pessoa e o personagem é masculino,uma novidade. 
      Ele é cercado por mulheres fortes, marcantes que lhe serviram de escada na vida, soube aproveitar o melhor de cada uma delas e descartá-las na hora certa e isso me fez pensar muito na mentalidade masculina, a mente das mulheres costuma ser mais esmiuçada pelos escritores. Numa sauna ele lembra de Rosa,  sua mulher Marina sempre perguntando e fazendo recordar, Rosa era namorada de um amigo que o tinha ajudado muito, conquistou Rosa, foi morar em sua casa, colocou seu tio no asilo e quando começou a crescer se envergonhava do jeito simples dela, queria voar mais alto, a carreira mais importante que uma pessoa que o amava, que foi generosa a ponto de ficar sem nada para lhe ver feliz.. Pensamos que os homens precisam sempre ser os fortes, mas eles também buscam um apoio, uma companhia de quem se orgulhar.
Mas por que Marina disse isso? Que nunca amei ninguém. Não te amei, Marina? Nem no começo? A vontade de te montar e ser montado, aquela ânsia. A satisfação que me estufava o peito quando entrava com você numa sala, não lá sua beleza, que você não era bonita, mas tão elegante. 
Mas independente do sexo do personagem o que ficou do conto foi uma reflexão sobre nossas escolhas, nossa luta por um lugar ao sol, reconhecimento. Lá na frente, nesse lugar enganosamente distante, será que vai ter valido a pena cada decisão, cada atitude, cada gesto sabidamente mal intencionado? O Conto A Sauna deixa essa reflexão.
      

Comentários

  1. Oi Daniele, sempre gostei muitos dos textos da Lygia, mas ainda não li nenhum livro dela. Sempre gostei muito de pesquisar sobre as mulheres. Acho que é um assunto super importante, visto tantos preconceitos que sofreram e sofremos ainda hoje.
    Gostei bastante de sua resenha, seus comentários me deixaram bem intrigada para ler o livro. É difícil encontrarmos livros cujo narrador é um homem, né? Achei bem bacana isso!
    Espero ler em breve. Parece valer muito a pena!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou na leitura desse livro, Amanda, mas já vi que muitos dos contos são protagonizados por homens, enfim, gosto de ver os dois lados,bjs

      Excluir
  2. Oi Daniele, tudo bom? :)
    Não li esse livro e notei que seu blog abrage diversos, que universo lindo.. Sim, eu adoro ler, apesar de demorar séculos para acabar um livro. Hoje vim indicar um p. vc, que é meu livro preferido: 'Aqui Morrem As Ilusões' que é de, Janete Marie.

    Obrigada pela sua visita ao Tudo que se pode ler, meus últimos posts, são, nail arte simples e o presente maravilhoso que eu ganhei, que toda blogueira adoraria rs
    http://tqspl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho mesmo que precisamos demorar nas leituras, melhor ler bem um livro do que ler dez de qualquer jeito.
      bjs

      Excluir
  3. Eu nunca li esse livro, mas parece ser muito bom também.
    Só nào sei se curto muito esse estilo de leitura, mas cultura é sempre bom né ? hehehe


    Mas eu passei aqui para te avisar que tem resenha nova em meu blog e espero que você dê uma passadinha lá para dar sua opinião e para dizer o que acha. A gente vai se falando Linda

    Se cuida

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Eu linko e sigo quem faz o mesmo com o meu blog =]

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniele! Nunca li nada da Lygia, mas tenho muita vontade. Adorei a sua resenha, me deixou ansiosa para ir logo ler livros da autora.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A resenha é muito interessante
    Mas ainda não me deu vontade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que falar, você precisa estar preparada e com muita vontade pra ler Lygia, se esse momento chegar, você sentirá, bjs

      Excluir
  6. Olá!

    Não sou muito fã de contos :/ mas sua resenha ficou ótima!

    Seu blog é lindo, estou seguindo aqui!

    Beijos, Kamila

    http://www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, me fez querer ler o conto. Nunca li e não tenho nada de Lygia... : /

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector