Sonho de Uma Noite de Verão - William Shakespeare

Resenha do livro Sonho de uma noite de verão / William Shakespeare


Título: Sonho de uma Noite de Verão
Autor: Willian Shakespeare

Adaptação: Ana Maria Machado
Editora: Scipione
Páginas:95

 

Sinopse:
Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um "sonho" originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real. 



"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado".

Uma comédia leve, romântica e muito divertida. Sonho de uma noite de verão conta a história de uma noite cheia de acontecimentos mágicos.O texto original era de uma peça, a adaptação de Ana Maria Machado torna a linguagem extremamente simples, a única coisa que pode confundir é a quantidade de personagens com nomes que não estamos habituados, mas a leitura é muito fácil e prazerosa. Tudo começa com uma quadrilha amorosa, Lisandro que amava Hérmia que era noiva de Demétrio que era amado por Helena. Shakespeare seguia a tendência de sua época, século XVI, onde era comum obras do Classicismo terem personagem que faziam parte da mitologia grega, além disso ele acrescentou à obra seres do folclore inglês. As pessoas mortais têm suas vidas alteradas por fadas e elfos que acabam criando muita confusão, fazendo os personagens amarem o par errado. A forma parece uma novela, muitos personagens e tramas paralelas. Lisandro e Hérmia marcam encontro num bosque tranquilo, Helena e Demétrio também vão para lá.Os dois casais acabam se encontrando no bosque, onde também vão a rainha das fadas e o rei dos elfos. Um grupo de artesões planeja uma peça para encenar no casamento de Teseu e Hipólita, eles resolvem ir ensaiar no bosque! E para completar, Teseu e Hipólita vão para o mesmo bosque com uma comitiva!
Os personagens fantásticos não implicam em uma obra infantil, é um livro para adultos e de elevado valor cultural, tem lendas inglesas, referências mitologicas e é muito comovente. Não tem como não ficar torcendo para que os elfos e fadas consigam consertar suas trapalhadas e as dos humanos. Tudo como num belo e agitado sonho de uma tranquila noite de verão.



Comentários

  1. Olha Linda, uma vez eu vi o filme sobre esse Livro ai, mais eu só pegava a metade pra frente. Nunca vi desde do começo. E também nunca li o Livro. Não sei nem como a história começa pra te falar a verdade, mais me parece ser legal sabe ? Mais nunca procurei saber como realmente é a história. Sei que é muito divertido, porque um se apaixona pelo o outro. Isso eu vi no filme (risos)

    Mas enfim...Só que os escritores como Willian tem uma escrita dificil n tem ? Se fosse uma escrita mais fácil para se entender, acho que eu lia sem problemas. Mas não sei.

    Gostei muito do seu post. Bem interessante.
    Se cuida Linda e fica com Deus. Beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que está, Silvana, a adaptação tornou o texto muito simples, já li livros de Shakespeare que achei complicados, mas esse é levem em tudo. Olha como é bom ter os comentários, vou acrescentar algo sobre a linguagem na resenha pra ninguém ficar com medo de ler,kkkkk
      bjsss

      Excluir
  2. Bem, sou fã - portanto, uma grande suspeita ao falar - de Shakespeare. Sonhos de Uma Noite de Verão não é minha peça preferida, ainda fico com as tramoias, falsidades e invejas descritas em Otelo. Porém, sempre fico muito curiosa com as adaptações. Me surpreendi com Leonardo Chianca em sua versão quase perfeita de Drácula.
    Sua resenha me instigou a ler essa versão.
    Amei seu blog, estou seguindo! =)
    Beijocas, Dani!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou ficando fã, quero muito ler Otelo, mas só tem em inglês, o que está me impedindo de animar-me pra ler, mas mais um semestre de curso e vou estar mais preparada!
      Obrigada pela visita, também estou te seguindo e linkando,
      bjs, Niki!

      Excluir
  3. Nunca li, nem assisti ao filme, mas vou fazer uma forcinha agora para ler.

    Beijos
    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector