Cinquenta Tons de Cinza - Livro 1 - E. L. James (Resenha)

Fifty Shades of Grey

Autor: James, E L
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance

Sinopse - Cinquenta Tons de Cinza - Livro 1 - E. L. James

 Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja, mas em seus próprios termos. Veja mais informações em: www.cinquentatonsdecinza.com




Minha curiosidade por Cinquenta Tons de Cinza já estava a mil devido aos tantos comentários ouvidos e lidos. Livrei-me de todas as opiniões, despi-me de todos os preconceitos e comecei a ler. Pensei que seria mais um romance erótico no melhor estilo Sabrina, e é, só que é bem mais quente! Nada de mocinho perfeito e entediante. Anastácia, a protagonista, uma garota de vinte e poucos anos apaixonada por Literatura, insegura, desastrada, inexperiente, que tropeça nas próprias pernas ... digamos que não é uma figura tão rara de se encontrar por aí, talvez seja um dos motivos do sucesso do livro, não é tão difícil identificar-se com ela. Já Christian Grey parece mais irreal, extremamente dominador, imprevisível,sedutor, tudo-de-lindo, extraordinariamente bem sucedido e se  interessa por uma garota boba e mediana. Até os caras mais ou menos procuram mulheres bem - resolvidas e já falam por aí que jamais olhariam para uma garota trajando jeans e all stars. Mas o fato de ser diferente nesse quesito não faz de Grey exatamente um príncipe encantado, ele tem as piores intenções com Ana, ou melhores, depende do ponto de vista e ele tem segredos pertubadores. O caso é que eles têm uma química inegável, o romance chega a ser repetitivo, enredo fraco, mas não dá para parar de ler! A linguagem é fácil, tem um humor legal, as irônias entre o casal divertem e o tempo passa rápido durante a leitura. Não é o estilo de livro para refletir, com muito conteúdo, mas quem deseja conteúdo que procure em outra estante.

Enfim, amigos beletristas, perdoem essa leitora assídua dos clássicos, mas já estou indo para a metade do segundo livro e ainda não entendi o porquê do mesmo incomodar tanta gente.  Realmente ele não é lá essas coisas, mas os pseudo-intelectuais que tentam se promover se esmerando em elaborar criticas ofensivas contra o livro e seus leitores acabam aumentando o rebuliço em torno da obra e gerando mais curiosidade e mais leitores. Ou seja, com certeza  autora e editora devem estar amando as criticas.
Resumindo, o livro não é tão bom quanto aclamam seus fãs, nem tão ruim quanto brandam seus odiadores mortais, mas que provoca sentimentos extremos, provoca.




Comentários

  1. Adorei o seu blog, vim assim que vi o comentário.
    Continue assim ok?
    Um super beijo.
    E será que posso te esperar novamente no meu?
    :*


    http://www.expectativasreais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li o livro, e não achei lá grande coisa, mesmo para um livro que não propõe conteúdo, acho que ficou devendo e muito no enredo. Acho que essa historinha de "meninas" de 22 anos virgens, ingênuas, e inseguras, formarem par com homens bem sucedidos, fortes e extremante confiantes é bem batida.
    Mas sei que na mesma proporção que uns não gostam, outros amam, principalmente por ser uma história muito parecida com Crepúsculo, (sem o sobrenatural é claro) as demorei uns 10 dias para terminar o livro, tava ficando cansativo. Finalmente depois de muita insistência terminei. Mas como sou movida pela curiosidade, vou terminar de ler a saga, até por que para formar uma opinião, é preciso conhecer.
    Só lendo para chegar em uma conclusão, não é mesmo?
    Que bom que você gostou, quando a gente gosta é mais fácil, seguir em frente. Fiz uma resenha dele no meu blog a algum tempo, dá uma olhadinha quando puder. Bjos
    http://efeitodemulher.blogspot.com.br/2012/10/desvendando-50-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  3. Realmente se você for levar pra o lado de o que as pessoas esperavam dele é só decepção, como eu falei, é mais um Sabrina moderno,hsahsaha, e a fórmula é a mesma.Mas eu não esperava muita coisa, gostei dos personagens e já vou no segundo livro, tenho pulado as partes muito melosas e repetitivas, to lendo mais pra "saber o final" e não vejo graça em ir direto pra última página do último livro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector